Mude o mundo

13/07/2009

Veneza

Fotos e filmes by Jacques e Kakau




Estou tentando organizar uma viagem para levar meus pais à Europa no próximo verão. Na tentativa de não ser autoritário e escolher eu mesmo todos os lugares, mostrei algumas fotos e filmes para eles, tentando analisar as reações e os interesses. Meu pai eu já sabia que se interessaria por Roma. Minha mãe era uma incógnita. Aqui no Brasil ela vai todo mês para essas águas termais, não lembro disso por lá. Fiquei imaginando alguns roteiros , que encaixasse uns quinze dias no máximo. Privilegiei Paris e Roma, mas a cada roteiro que mostrava minha mãe perguntava por Veneza. Eu gostei muito de Veneza claro, mas essa "cidade-palafita" (não é pejorativo, é assim mesmo) exerce mais atração no imaginário feminino, com certeza. Não sei exatamente o porquê, mas imagino que a clássica cena de passear numa gôndola evoque uma situação romântica inesquecível para as "meninas". Acho Paris BEM mais romântica , mas enfim... Com certeza não existe lugar no mundo com as peculiaridades de Veneza, encravada numa laguna do Mar Adriático.
A idéia de todos os carros serem lanchas e dos ônibus serem barcos também é bem divertida. Não sei se seria divertido todo dia, mas em uma viagem turística com certeza é. Apesar de todo romance que Veneza desperta, o mais bacana para mim é descobrir outros lados menos conhecidos das coisas. Eu, particularmente, gostei de caminhar a noite, num puta frio, cruzando pontezinhas e entrando em vielas estreitas, tentando entender como aquele povo vive ali. Vai saber...
Ah, dizem que no verão às vezes a água pode emanar um cheiro desagradável. Bom, viva o inverno pra viajar, sempre.
Outro lugar lindo lá é a Ilha de Murano, que fica do ladinho e que pouca gente vai. Os vidros de Murano são famosos e só por sair do burburinho de Veneza por algumas horas já vale. E dá pra ir de busão. Ou melhor, de barcão.
Quem sabe faço do meu blog um guia de viagem ? Bom hein ?
Mas a questão é a seguinte. Veneza está afundando. Agora em dezembro passado, rolou uma enchente imensa e dizem que vai ser cada vez pior. Então , a hora é agora.
Voltar lá vale a pena? Para levar minha mãe com certeza, talvez numa lua de mel também, para os mais devotos do romance clássico. O bom é que uns dois dias já bastam e dá pra seguir caminho conhecendo bem. Bem, nesse post as imagens ajudam mais que as palavras, acho. Então anexei video e fotos que tiramos.




Conheça Veneza antes que ela afunde! Aliás, conheça o Mundo antes que ele afunde.


Hugs!

Jacques Mannaro, Autunno 09.



Nenhum comentário: