
Faltam três semanas para um dos acontecimentos mais importantes da história moderna. Os EUA, a principal força política, econômica e militar da terra, estão prestes a eleger Barack Obama, negro e descendente de muçulmanos, seu presidente. Impensável, alguns anos atrás, que o conservador e “umbiguista” eleitorado americano pudesse ao menos conceber a idéia se um sujeito assim concorrer a presidência. Mas após a catástrofe para o mundo que foi o governo Bush, parece que até os americanos se sensibilizaram. Algo precisa mudar.
O mundo realmente precisa de um novo líder. E se os pretensiosos americanos insistem em nos liderar, que ao menos nos dêem um chefe decente. Obama parece ser o cara. Talvez a gente nem perceba, mas as eleições nos EUA são tão importantes para nós que a escolha dos prefeitos que estamos vivendo em nossas cidades. Gostando ou não, o “fusquinha” azul chamado Terra, tem um “motor” chamado Estados Unidos. E ter esse motor falhando , “fumando”, não interessa a ninguém.
Estamos vivendo a maior crise financeira da história. Chamo atenção dos meus alunos sobre isso em toda aula : Prestem atenção no momento raro que vocês presenciam . Daqui a vinte anos, esse outubro estará em todos livros de história e espero que chamando atenção para o final de um período onde o petróleo valeu mais que as crianças do Iraque. E talvez esse outubro fantástico nos dê mais que isso : Obama
Agora em breve, vamos votar para o segundo turno nas eleições municipais. Mas confesso para vocês que ao invés de Fetter e Marroni ( os candidatos a prefeito de Pelotas) eu gostaria de apertar a tecla “Obama”
Então agora o negócio é maniqueísta mesmo : Se trata mesmo da luta do mal contra algum bem possível que exista na humanidade.
Que a esperança de um mundo melhor ilumine os cowboys e britneys da américa do Norte e eles nos dêem esse presente.
For change, vote Obama !
Jacques
Outubro negro de 2008.

Nenhum comentário:
Postar um comentário