Mude o mundo

14/12/2012

O que te faz feliz




Chegava eu no Super, feliz. Tinha completado 10 Km de corrida em 45 minutos, marca espetacular para quem recomeçou a correr faz uns meses. Dá pra dizer "atleta de novo" eu acho.

Alguém me chamou.

Olhei para trás.

Uma senhora bem gordinha, com um menininho a tira-colo :

- Jacques, nossa, faz uns 20 anos que não te vejo..

E agora?

Quem é este ser, pensei eu?

-Não lembra de mim né? Sou a fulana , estudamos juntos no segundo grau..sentava

do teu lado...

Fulana..Fulana..FULANA ???

Como assim a Fulana? Fulana tinha uns 50 quilos e era a mais gatinha da sala!

Pela imensa simpatia e alegria demonstrada pela ex-colega em me ver, parei pra papear.

Casada , mãe de três filhos, se mudou para longe de Pelotas, mas está de férias visitando a família.

Dona de casa.No primeiro filho largou a faculdade e nunca voltou.

Exatamente a minha idade. Mas parecia uns dez anos mais.

Começaram na minha mente os milhares de julgamentos : "Puxa, parou de estudar.." "Dona de casa..hoje em dia? Como assim?" " E ela ERA tão bonita "...

Perguntou de mim e elogiava a cada coisa que eu contava, com um sorriso honesto.

Nisso, chegou o marido dela.

Mesmo naipe. Fofinho, carequinha, bermudinha de tergal e dock sides com meia..

Figuraça..hehehe..Ó os julgamentos...



Mas muito simpático.

Com outro filho a tira colo.

Nem me conhecia e me convidou para tomar um café ali na cafeteria do BIG mesmo.

Fazer o que? Fui né.

Eu meio bicho-do-mato, aos poucos fui largando o sorriso amarelo e conseguindo conversar de verdade. Ela ia contando para ele do nosso segundo grau, das nossas bagunças, grêmio estudantil e toda aquela função de adolescente.

E dez minutos de café, me dei conta que eu já gostava de estar ali. O que era para ser

uma interrupção das minhas compras, virou um papo agradavél..olha só..

Depois de mil convites tipo " Se for a Sampa aparece hein..mas aparece mesmo!" nos despedimos.



Quando cheguei em casa, saí para passear com a minha cusca Hopenilda e fiquei pensando..

Como estabelecemos e estabelecem pra nós modelos de felicidade.

"Ser feliz é isso, ser feliz é aquilo"

Padrões éticos, comportamentais, físicos que NÂO são os nossos..como são difíceis de entender e respeitar.

Fiquei lembrando que enquanto ela falava, ele olhava pra ela e sorria suavemente.



Ele gostava de ver ela ..FALAR!



Contaram histórias e riram juntos com um estranho que nem queria estar ali minutos antes!

Pois é..quem diria que alguém fora do meu modelo de "sucesso na vida" poderia ser alegre.

Provavelmente, mais livre dos modelos e imposições que nos auto-submetemos, eles arrumaram um tempo pra serem assim. Felizes.

Me pareceram muito contentes um com o outro.

Puxei a Hopenilda pela cola de dentro da valeta que ela se encontrava e voltei pra casa pensativo..

E um pouco triste, confesso.Comigo mesmo, claro.

Minha marca de 10km em 45 minutos ficou muito..mas muitoo pequenininha...


-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x--x-x-x-x-x-x-x-x



Deve ser  bom perdoar uma pessoa por ela não ser como a gente queria.

E deve ser muito melhor gostar de alguém, APESAR de esse alguém ser quem é.


Quero chegar lá!




Jacques, véspera de Natal, ano de 2012 do nascimento de NSJC,

Morada dos Quero Queros, Colina do Sol, Satolep dos Ventos City.





4 comentários:

Anônimo disse...

Lindoooo!

Unknown disse...

Parabéns, sempre lia tuas postagens e adorava... até estava sentindo saudade. O que tu escreve sempre incendeia minha reflexão anterior.
Obrigada

Unknown disse...

Parabéns, sempre li tuas postagens, e estava sentindo saudade. O que tu escreve sempre incendiou minha reflexão interior.
Obrigada

Anônimo disse...

Primeira que leio e adorei. As expressões típicas que uso. Me identifiquei com a porra dos 10km... e curti muito!! Vou virar visitante assídua e leitora fã!! Obrigada por me mostrar esse um dos "outros" lados do meu eterno profiiiiiii.